sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Google lança polêmico Street View no Brasil na semana que vem

Por Marina Lang


O Google anunciou que o lançamento oficial do polêmico serviço de mapas Street View será na próxima quinta-feira (30), em uma entrevista coletiva de imprensa.

A companhia promete novidades sobre o produto daqui para frente. Dentre elas, informa o Google, está uma nova proposta para permitir ao usuário ajudar a decidir os próximos lugares que devem ser adicionados ao produto no país.

O Google informou que as imagens serão liberadas gradativamente na própria quinta-feira. 
Inicialmente, as cidades servidas com o Street View serão São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), e a cidades do interior desses três Estados. À Folha, a assessoria de imprensa do Google não soube informar se o serviço será ampliado a outras cidades de Estados brasileiros.


continue lendo abaixo...

A Fiat é parceira do Google Brasil no serviço de mapeamento de ruas.
Imagens do serviço vazaram no começo do mês --o que indicava que o serviço seria lançado no país em breve.

IMBRÓGLIO

Nem só de tecnologia impressionante é feito o serviço do Google: em julho, 37 Estados norte-americanos anunciaram a investigação sobre o Google devido à coleta de dados pelo Street View, e que ele ainda está em busca de informações sobre se o serviço quebrou leis de privacidade ao capturar informações privadas de usuários de internet por meio de suas conexões Wi-Fi.

Trata-se de um desdobramento da investigação iniciada pelo procurador-geral do Estado de Connecticut, Richard Blumenthal, no mês anterior.

O caso foi à tona no mês de maio nos Estados Unidos.

À época, o Google anunciou que a frota de carros tinha acidentalmente recolhido informações pessoais --que um especialista em segurança disse poder incluir mensagens de e-mail e senhas.

O Street View é um serviço de mapeamento de ruas que usa um carro, antenas e câmeras para fotografar os locais por onde o veículo passa. Está disponível em diversos países --dentre eles, o Brasil.

Segundo o diário econômico norte-americano "The Wall Street Journal", em carta aberta enviada ao Google, Blumenthal pediu detalhes específicos acerca da coleta de dados --o que inclui informações sobre uma possível venda ou uso dos dados coletados.

Blumenthal também pediu ao Google que informasse se o programa de coleta de dados foi testado, quanto tempo o softwares passou coletando dados de sinais específicos --além de divulgar nomes dos empregados envolvidos e suas respectivas explicações sobre o caso.

A companhia reiterou que a coleta se tratou de um "erro", mas que não cometeu "nada ilegal".

"Vamos continuar a colaborar com as autoridades pertinentes para responder às suas questões e interesses", disse o Google, em comunicado.

As investigações e pressões sobre questões de privacidade do serviço de mapeamento também se estendem aos países europeus.

Veja o vídeo Google Street View chega a Roma antiga e fique por dentro desse novo serviço Google.



Nenhum comentário:

Postar um comentário