terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cineasta grava documentário no Sítio do Mandú


O Sítio do Mandu, casarão bandeirista de Cotia, foi cenário de um documentário no dia 25 de setembro, filmado por um dos mais brilhantes e importantes cineastas brasileiros: Nelson Pereira dos Santos. O diretor foi um dos precursores do Cinema Novo, e seu filme Vidas Secas é considerado uma obra-prima do cinema nacional, sendo um dos filmes mais premiados de todos os tempos.

Nelson Pereira gravou cenas do documentário “A Expansão Territorial”, baseado no livro “Os Caminhos da Conquista” de Ricardo Maranhão e ilustrações de Walandro Keating, são desenhos que reproduzem a perspectiva geológica dos territórios conquistados pela ação dos movimentos das bandeiras a partir de São Paulo. O filme abordará a importância da expansão dos Bandeirantes na história do Brasil.

“A escolha do Sítio do Mandu mostrará um pouco mais sobre a história de Cotia, os aspectos das casas bandeiristas e sua importância no contexto da ocupação do planalto paulista”, destacou a diretora de Turismo, Cristina Oka.

 Nós do Jovem em Foco gostamos da idéia porque traz um assunto até então desconhecido para muitos moradores do município, temos poucas informações sobre a hitória e dos patrimônios históricos  de Cotia.

Cotia começa sua história por volta do ano de 1700 séc XVIII, quando era simplismente um local de pouso e comércio de viajantes que iam para Sorocaba, interior de São Paulo  e para os estados do Sul do país, viajantes como o Bandeirante Antonio Raposo Tavares,  Hans Staden conhecido como aventureiro e mercenário alemão, passaram por aqui.

continue lendo abaixo...




Aqui sitamos algumas passgens históricas da cidade de Cotia:

Em 1842, o povoado serviu de acampamento para os políticos liberais que estavam em luta com o governo imperial brasileiro nos tempos de D. Pedro II

Em 2 de abril de 1856, a freguesia de Acutia é elevada a condição de vila pelo vice-presidente da província de São Paulo, Roberto de Almeida. Instalou-se então a primeira Câmara de Vereadores.

Em 19 de dezembro de 1906, através da Lei Estadual nº 1.030, foi elevada à categoria de  município, já conhecida como Cotia.

Com o passar do tempo, Cotia se beneficiou com o êxodo de pessoas vindas do Norte e do Nordeste, e também do próprio Sudeste, do Estado de Minas Gerais. A partir de 1910, Cotia começou a se ligar intimamente à capital e às adjacências do Estado. A cidade passou a desempenhar o papel de fornecedoras de alimentos, carvão combustível, madeira para  construção e tijolos.

Em 1913, a cidade começa a receber os primeiros imigrantes japoneses que deram origem a uma evolução técnico-rural, como a antiga Cooperativa Agrícola de Cotia, no Moinho Velho, em 1928 que alguns anos mais tarde se transformaria em uma empresa poderosa e rentável, de importância internacional.
 
 Em 1931, foi inaugurada a Estação Férrea de Caucaia, entre os trechos Mairinque/Santos da Sorocabana. Por ser a estação mais alta do ramal ferroviário com 936 metros de altitude, foi incorporado ao nome “Caucaia” o “do Alto”. Em novembro de 1994, Caucaia do Alto é elevada a distrito. Os fatores contingentes apontados deram à cidade uma imagem deturpada. Em 1.964, quando São Paulo era uma das cidades mais modernas do mundo, Cotia era chamada de "sonolentos subúrbios agrícolas", onde o progresso passa, "mas não deixa marcas". Dona de uma história riquíssima, onde praticamente todos os acontecimentos fundamentais da  História do Brasil tiveram reflexo, Cotia tinha grandes interrogações e perspectivas para o futuro.
 
Mas a partir dos anos 70, a cidade se recuperou e novas indústrias de grande porte se instalaram ao longo da Rodovia Raposo Tavares (SP - 270), e no início da década de 90, Cotia começou ter problemas como violência, crescimento desordenado, falta de assistência médica adequada. O governo municipal soube diminuir em até 50% os problemas que ocorriam, hoje Cotia cresceu e a  cidade conta com algumas atrações turísticas como a Roselândia, o Sítio do Padre Inácio, a  Estação Férrea de Caucaia, o Centro Antigo com a Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate, o Sítio do Mandú e muitas outras.


*Fontes: Prefeitura de Cotia / Wikipédia
 Editado por Fábio Marqs




Nenhum comentário:

Postar um comentário