quarta-feira, 16 de março de 2011

Terremoto alterou equilíbrio da Terra e reduziu duração do dia


A costa do Japão pode ter-se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 9 que atingiu o país na sexta-feira, afirmaram especialistas.

Dados da rede japanese Geonet -recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitorização por satélite - sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto.

Roger Musson, da agência geológica britânica (BGS), disse à BBC que o movimento ocorrido após o terremoto era «compatível com o que acontece quando há um terremoto desta envergadura».

O terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação ao seu eixo. O abalo também aumentou a velocidade da rotação do planeta, diminuindo a duração do dia em cerca de 1.8 milionésimos de segundo. 

O terremoto que assolou o nordeste do Japão e criou ondas gigantes no Oceano Pacífico pode ter deslocado o eixo da Terra em 10 centímetros. As informações são de um estudo preliminar doInstituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália."O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960", diz o comunicado do INGV, que desde 1999 estuda fenômenos sísmicos.

O número de mortos vítimas do terremoto e tsunami no Japão já subiu para 300 pessoas. Ainda são mais de 300 desaparecidos e tem-se que o número cresça ainda mais, tamanha a quantidade de edificações destruídas tanto pelo tremor quanto pelo tsunami.

A Embaixada do Brasil em Tóquio disponibilizou um e-mail para brasileiros tirarem suas dúvidas e linhas telefônicas para emergências.

http://www.brasemb.or.jp/portugues/

O Itamaraty já se pronunciou dizendo que ainda não há notícias de vítimas brasileiras. A comunidade brasileira no Japão, que é de 240 mil habitantes, se concentra na região centro-sul.

A onda gigante fez com que uma refinaria de óleo perto da capital, Tóquio, se incendiasse. As chamas se espalharam rapidamente pelas instalações e pelos detritos de casas que foram arrastadas pela onda gigante. Outros incêndios menores não foram apagados rapidamente pela dificuldade de acesso.

Este será mesmo o fim do mundo como dizem por ae ou será um recomeço para nós simples e reles seres-humanos?
Fica a pergunta no ar...

Por Robinson "rootz" Manfrin
Equipe Jovem em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário