quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Morreu, aos 56 anos, Steve Jobs, cofundador da Apple.

Morreu, aos 56 anos, Steve Jobs, cofundador da Apple. Ele havia renunciado à presidência da empresa em agosto, após 14 anos no comando. "Estamos profundamente entristecidos com o anúncio de que Steve Jobs morreu hoje", informou a empresa, em um pequeno comunicado. "O brilho, paixão e energia de Steve são fontes de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram todas as nossas vidas. O mundo é imensuravelmente melhor por causa de Steve."
Jobs foi responsável por lançamentos de equipamentos que mudaram o mundo, como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Ele sofreu por anos de uma forma rara de câncer pancreático e passou por um transplante de fígado.  Tim Cook foi seu substituto na presidência na Apple e, na quarta-feira, fez o primeiro lançamento como CEO, apresentando o iPhone 4S. A nova versão do smartphone foi mal recebida pelo mercado.
Neste ano, Jobs apareceu publicamente em março, para lançar o iPad 2, no lançamento do iCloud, em junho, e também esteve presente em um jantar organizado pelo presidente Barack Obama. Nessas ocasiões, o fundador da Apple, sempre vestido com seu jeans e a camiseta de gola alta preta, estava bem mais magro, apesar de apresentar enorme disposição, sem deixar transparecer algum problema.

Em 2004, Jobs foi submetido a uma cirurgia para tratamento de câncer no pâncreas. Cinco anos mais tarde, precisou realizar um transplante de fígado. Os dois procedimentos são complicadíssimos e de elevado risco para a vida do paciente.



A vida de Steve Jobs


Em 1984, ao lado de Wozniak e o presidente da CEO ao apresentar um novo computador em São Francisco

Trajetória

A Apple tem 35 anos e foi fundada por Jobs, ainda jovem, com Steve Wozniak, e revolucionou o mercado de tecnologia pela primeira vez ao lançar o Apple II, o primeiro computador pessoal a ser considerado um produto de massa.

Porém, ele deixaria a empresa em 1985, depois de uma queda de braço com o conselho de administração. Ele retornou cerca de dez anos depois, e se consolidou como um dos maiores inovadores de toda uma geração da área de tecnologia.

O iPod revolucionou a forma de as pessoas ouvirem música. O iPhone transformou-se no mais bem-sucedido aparelho celular de toda a história. O iPad é o último produto a transformar a vida dos consumidores, que cada vez mais deixam os PCs de lado e optam por tablets.

"A Apple perdeu um visionário e um gênio criativo e o mundo perdeu um ser humano incrível", escreveu Tim Cook, em comunicado aos funcionários. "Aqueles de nós que foram afortunados o bastante por ter conhecido e trabalhado com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que somente ele poderia ter construído, e seu espírito será para sempre a fundação da Apple." (Com agências internacionais)




Nenhum comentário:

Postar um comentário